Recife é conhecida como Veneza brasileira

Recife é conhecida como Veneza brasileira

Recife é notada pela sua multiplicidade de atrativos culturais, mas também pelo rico conjunto arquitetônico que compõem o centro antigo. Para aproveitar os atrativos que a cidade dispõe, vale verificar algumas dicas que selecionamos.

No início do século 17, bem antes de Recife se tornar cidade, era o porto mais movimentado da América de domínio Português, sofrendo frequentes tentativas de invasão por parte dos corsários franceses, ingleses e, especialmente, os holandeses que, em 1630, dominaram todo o litoral pernambucano e a cidade dos arrecifes, deixando influências presentes até os dias de hoje.

A capital pernambucana conjuga história e modernidade. Recife Antigo é o nome dado ao Centro Histórico de Recife, dotado de casas coloniais, ruas com paralelepípedos e antigas vias de trem. Nessa região encontra-se a famosa Rua da Moeda, muito procurada pelos jovens por conta de sua vida noturna badalada.

Os canais que cortam a cidade fazem com que algumas pessoas a considerem a “Veneza brasileira”. A navegação no rio Capiberibe é oferecida por algumas empresas privadas que organizam tours fluviais onde é possível apreciar belas paisagens de vários pontos turísticos, como o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, a Praça do Marco Zero, o Paço Alfândega, o Ginásio Pernambucano, a Assembleia Legislativa, o Teatro de Santa Isabel e o casario colorido da Rua da Aurora.

A família Brennand possui interessantes espaços culturais abertos à visitação. Além do Parque de Esculturas, a Oficina Francisco Brennand integra a paisagem do antigo Engenho São João e os Jardins com traços de Burle Max ao valioso acervo do escultor de mesmo nome. Já o Instituto Ricardo Brennand abriga uma imponente réplica de castelo medieval, além de pinacoteca e biblioteca, e possui um acervo de livros raros, obras de arte das mais diversas procedências e épocas, além de uma coleção de armas brancas.

É difícil ir a Recife e voltar de malas vazias ou sem provar da culinária da região. A cidade possui uma produção de artesanato e comidas típicas para todos os gostos. Os endereços mais interessantes, para quem quer ir às compras ou se render à gastronomia local, são o Mercado São José, a Feira do Bom Jesus (aos domingos) e a Feirinha de Boa Viagem, a feira típica mais antiga do País.

Pesquise sua passagem de ônibus